sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CHAMADA À PARTICIPAÇÃO


Motivados pelo desconforto causado pelos buffets (barulho e engarrafamento noturnos), em prol da valorização do nosso bairro e bem estar de nossas famílias, nós moradores dos edifícios ALABAMA, ANDALUZIA, ARDENAS, AUGUST RODIN, CRISTAL PALACE, GRANADA E TOLEDO, MONT PARADISE, NOTHING HILL, PARC DE LIBERTÉ e SÂNDALO, convidamos as famílias a participarem da “Caminhada da Cidadania”, neste sábado, dia 06, a partir das 15:00H com concentração em frente à sede da AMAB à Rua Jornalista César Magalhães, 721, próximo ao Museu do Automóvel. Tragam as crianças! Teremos distribuição de picolés e pipocas.

Contamos com a presença de todos. Precisamos exercer a cidadania e trabalhar em prol do bairro no qual habitamos.

RELEASE


A Associação dos Moradores Amigos do Bosque criada em 1999 com o objetivo de representar os moradores do bairro Guararapes, em Fortaleza, vem há 11 anos lutando com os moradores para que se faça valer a lei do silêncio no bairro em virtude da implantação de alguns Buffets. O problema tem se agravado a cada ano. Principalmente com o crescimento das festas, que são verdadeiros shows musicais que começam por volta das 22:00H e terminam na manhã do dia seguinte. E quando as festas são RAVES, aí é que a coisa piora. O bate-estaca começa às 23:00 e não tem hora para terminar. Isso tudo sem contar os transtornos causados pela enorme quantidade de carros que estacionam dos dois lados das ruas, ao lado do canteiro central, muitas vezes impedindo a entrada dos moradores em sua própria residência, pois os buffets não disponibilizam estacionamento para os clientes. Outro transtorno provém da venda de bebidas alcoólicas por ambulantes nas calçadas próximas aos buffets quando se trata festas com entrada paga.
Nossa luta vem de muito tempo. Foram feitos vários acordos que nunca são cumpridos. Os proprietários dos buffets se comprometem em reduzir o barulho causados pelas festas mas isso de fato nunca acontece. Quando as festas começam à noite, os proprietários nunca estão presentes. Somente os gerentes que não resolvem nada. O 190 é constantemente acionado pelos moradores, porém, sem resultado.
No final do ano passado, o maior buffet do bairro assinou na Semam um Termo de Ajuste de Conduta – TAC onde se comprometeu em criar estacionamento para os clientes, fazer revestimento acústico em suas instalações para impedir a propagação do som, dentre outros. Até agora, nada aconteceu. É como se o poder público não tivesse força para fazer cumprir a lei. E por falar em lei, na área onde está localizado o maior buffet do bairro, só é permitido o funcionamento desse tipo de empreendimento com no máximo 250m2 de área coberta. O buffet em questão tem no mínimo três vezes essa área.
Por esse motivo vamos fazer uma manifestação neste sábado, dia 6 de agosto a partir das 15:00H com concentração em frente ao parque Guararapes e caminhada com faixas que se encerrará ao final da tarde em frente ao buffet Atheneé, à rua Atilano de Moura, a fim de que todos saibam o quando o barulho provocado pelos buffets incomoda os moradores do bairro Guararapes.
Para mais esclarecimentos, telefone: 88461431 Ronaldo Pessoa, presidente da AMAB.

3 comentários:

  1. Prezado Ronaldo Pessoa,
    Parabéns pelas constantes mobilizações!
    Preciso retornar aí para numa reunião com a Amab mostrar a vocês a história de lutas que você e sua mulher me relataram da conquista/manutenção do parque pela coletividade. Gentileza me retornar pelo e-mail jornalistaademircosta@gmail.com para marcarmos dia e hora de minha visita à entidade.
    Ademir Costa

    ResponderExcluir
  2. Pessoal!!! Jornal O POVO de HOJE!!!
    "Áreas verdes de Fortaleza poderão ser adotadas por meio de edital.
    Edital Adote o Verde permite que praças, canteiros centrais, parques e jardins públicos de Fortaleza sejam adotados. Prefeitura também anunciou encaminhamento para criação de três parques na Capital. (...)"

    No meio da reportagem, versão confirmada pelo Roberto Cláudio (prefeito) e a Águida (Secretária de meio ambiente):
    "Além desse cuidado possível com os espaços verdes da cidade, também foi anunciado encaminhamentos para a criação de três parques em Fortaleza: o Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, e o Jangurussu e o Guararapes, nos bairros de mesmo nome."

    Link: http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2013/03/22/noticiasjornalfortaleza,3026552/areas-verdes-de-fortaleza-poderao-ser-adotadas-por-meio-de-edital.shtml#.UUxUm0I8460.twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário acima postado por mim, Ivens (ivensmgomes@gmail.com)

      Excluir